Entrada

Farinha de Grão-de-bico

Receitas

Ghee

Responsabilidade Social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato 

Radha

Radha Mangala Farinhas Ltda ME

Caixa Postal 45, São Bento do Sapucaí - SP     CEP: 12490-000 

E-mail: radhamangalafarinhas@gmail.com 

Telefone: (12) 3971.1381  e    (12) 9781-2875

 

 

GHEE

É Ayurvédico!

 

 Ghee – manteiga clarificada - uma substância característica. Em temperatura ambiente se torna cremoso. Quando derretido, sua cor é cor de mel. Inigualável em sabor, dando aos alimentos um toque especial. Diferente da manteiga pode ser armazenado fora da geladeira por meses e pode ser usado para frituras sem queimá-lo.

  O ghee se conserva por anos se bem fechado.

  O ghee é um óleo de manteiga sem sal. Você pode usar o ghee no lugar de outras gorduras Ele contém beta-caroteno e vitamina A, D, E e K. O beta-caroteno e a vitamina E, ambas, tem valor anti-oxidante. Nenhum óleo além do ghee contém vitamina A, exceto o óleo de peixe (se você considerar esse óleo comestível) Contém também de 4 a 5 % de ácido linoleico, que auxilia no crescimento e desenvolvimento apropriado do corpo. O ácido linoleico é uma gordura essencial que normalmente falta na dieta vegetariana. O Ghee contém ômega 3.


Ingredientes: Manteiga sem sal

Embalagem vidro

Validade: 12 meses

 

Conhecido como uma doação maravilhosa da natureza, e chamada ghrita em sânscrito, o ghee é um alimento muito sagrado para os indianos. Também considerado madhura rasa, é conhecido como uma cura para os problemas (doshas)  vata e pitta de nossos corpos. O ghee é conhecido em Ayurveda como um alimento sagrado e muito saudável. É usado para preparar inúmeros remédios ayurvedicos. Os grandes sábios Vedicos--Charaka, Sushruta, e outros--consideravam o ghee como um dos melhores remédios para os seres humanos.

     É usado no preparo de pomadas medicinais. O ghee não sofre problema de saturação, não alterando o colesterol sanguíneo.

     Nosso corpo é formado por 7 elementos [dhatus - sangue, carne, etc]. Todos estes ficam bem e fortes se usamos pelo menos 1-2 colheres de chá de ghee todos os dias, dizem os ayurvedicos.Para os indianos o ghee é considerado muito sagrado. É preparado usando-se manteiga sem sal. O ghee é usado em cerimônias religiosas de adoração a Deus, em lamparinas nos altares, para cozinhar, para temperar comida e para acrescentar sabor ao prato.

 O ghee é feito com manteiga sem sal. Diferente da manteiga que em altas temperaturas se queima, o ghee pode ser usado para refogar, para fritar em temperaturas entre 120° a 177° C. Você pode usar o ghee no lugar de outras gorduras Ele contém beta-caroteno e vitamina A, D, E e K. O beta-caroteno e a vitamina E, ambas, tem valor anti-oxidante. Nenhum óleo além do ghee contém vitamina A, exceto o óleo de peixe (se você considerar esse óleo comestível). A vitamina A ajuda a manter uma boa visão e deixa a parte branca dos olhos umedecida. Contém também de 4 a 5 % de ácido linoleico, que auxilia no crescimento e desenvolvimento apropriado do corpo. O ácido linoleico é uma gordura essencial que normalmente falta na dieta vegetariana. Ao separar os sólidos de manteiga reduzimos o cholesterol do ghee. Ghee puro não contém lactose ou colesterol oxidado. Sendo aconselhável consultar seu médico, muitas pessoas com intolerância a lactose encontram pouca ou nenhuma dificuldade na digestão do ghee. Como o ghee não contém caseína, torna-se similar aos muitos óleos vegetais e de oleaginosas.

 

Skype Me™!


 

 

    

Como em tudo na vida, temos que ter equilíbrio e para comer ocorre o mesmo. Há quem afirme também que o ghee é mais recomendado para aqueles que são vegetarianos e não fazem uso de gordura animal e carnes.

 

Dicas de Uso: 

1. Em lugares frios o ghee tem aparência de uma pasta, ao passo que nos lugares quentes se mantem líquido.

2. Sua cor deve ser a cor de mel

3. Muito usado em cima do arroz e de vegetais, aumentando o sabor dessas preparações.

4. Quando usado como um azeite de manteiga em cima dos alimentos é necessário que esteja liquido, para isso nunca devemos derretê-lo diretamente no fogo. Coloca-se a quantidade que será utilizada numa tigelinha de vidro ou de inox, deixando-a mergulhada em água fervente até que o ghee fique transparente. Isso acontece rapidamente, pois o ghee em contato indireto com o calor imediatamente derrete.

5. Substitui na culinária o óleo ou a manteiga.

6. Há quem use o ghee para fritar, no que deixa a fritura seca e saborosíssima!

 

 

 

Chakli

 Blog de gastronomia e comida