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  Na América, a maior parte do cultivo está no México, e na Europa está na Espanha, Itália e Portugal.
     O grão de bico como as outras leguminosas, são ricos em proteínas como a carne (19,4% ) e contém uma quantidade parecida de cereais e hidratos de carbono (55%). Com 330 calorias para cada 100g e são ótimos como fonte de fibra (15g por cada 100g). Contém em destaque o acido fólico, B3, B1 e B2. Contêm minerais como: o potássio, o magnésio, o cálcio e em menor proporção, o sódio, o ferro e o zinco. È realmente um alimento bem completo, energético e adequado para todas as pessoas sãs em todas as idades. A farinha de grão de bico é consumida diariamente pelos muçulmanos, judeus e hindus.   A farinha é obtida a partir da moenda do grão inteiro do grão de bico. É um alimento vegetal, que do ponto de vista nutricional é muito rico em proteínas (13%), hidratos de carbonos (67%), fibra (3,3%), vitaminas do grupo B e minerais. Seu valor energético fica em torno de 390 calorias em cada 100g, o mesmo valor da farinha de trigo comum e da maisena.
    Podemos usar a farinha para preparar pratos como faina, típico da Argentina e Uruguai, as pakoras e tantos outros pratos de origem hindu, as panizas gaditanas e outros. É uma ótima substituição para ovo, principalmente na preparação de tortas.
   Faina é uma massa em forma de disco feita com farinha de grão de bico com azeite assada ao forno.
   Pakora: é um empanado de legumes ou verduras, que se faz passando-os por uma massa crua pastosa temperada com especiarias.
   Panizas gaditanas: é uma massa que se faz com água fervendo e sal que se vai adicionando a farinha de grão de bico até que fique bem firme. Depois de fria, corta-se em pedaços e se frita no azeite de oliva. Se desejar como sobremesa, acrescenta-se açúcar e canela em pó.
    Na Itália essa farinha se chama farinnata e se usa para fazer panelle ou focaccia genovesa.
   Na França se usa para preparar soca ou panisses. Os árabes usam no hummus.

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FARINHA DE GRÃO-DE-BICO

Nutrientes

Unidade

Valor por 100 g

Relacionados

Água

g

10.28

Calorias

kcal

387

Proteínas

g

22.389999

Lípides totais (gordura)

g

6.69

Carboidratos, por diferença

g

57.82

Fibra total dietética

g

10.8

Cinzas

g

2.82

Minerais

Cálcio, Ca

mg

45

Ferro, Fe

mg

4.86

Magnésio, Mg

mg

166

Fósforo, P

mg

318

Potássio, K

mg

846

Sódio, Na

mg

64

Zinco, Zn

mg

2.81

Cobre, Cu

mg

0.912

Manganês, Mn

mg

1.6

Selênio, Se

mcg

8.3

Vitaminas

Vitamina C, ácido ascórbico total

mg

0

Tiamina

mg

0.486

Riboflavina

mg

0.106

Niacina

mg

1.762

Ácido pantotênico

mg

0.606

Vitamina B6

mg

0.492

Folato total

mcg

437

Vitamina B12

mcg

0

Vitamina A

UI

41

Vitamina A, RAE

mcg_RAE

2

Lípides

Ácidos graxos, total saturados

g

0.693

Ácidos graxos, total mono-insaturados

g

1.504

Ácidos graxos, total poli-insaturados

g

2.983

Colesterol

mg

0

 

Origem do grão de bico

     O grão de bico primeiramente foi cultivado na Turquia, de onde se estendeu até a Europa e mais tarde aos continentes da África, América e Austrália. Na atualidade, o principal produtor é a Índia, seguido do Paquistão  e a Turquia.

   Não só o grão de bico ["grão-de-bico"] na forma de leguminosa é um alimento rico. Sua farinha também é uma excelente opção para deliciosas e nutritivas preparações caseiras. As frituras com a farinha de grão-de-bico Sri Maa ficam nutritivas, crocantes e bem sequinhas.

     Por ser fonte de proteína, o grão-de-bico se torna muito nutritivo na dieta dos vegetarianos. Contém também amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como o ferro, potássio, zinco. Na forma de farinha não perde nenhuma de suas qualidades.  Contém também MAGNÉSIO, um elemento muito importante para nosso corpo.

   De acordo com Ministério da Saúde do Brasil, na categoria de alimentos construtores, estão incluídas leguminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). Constroem, mantêm e renovam as células do corpo e ajudam a formar os tecidos (cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele) além de serem alimentos ricos em ferro e cálcio. Os construtores são essenciais para prevenir a anemia e a osteoporose.

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